Soluções Compensação Reativa

Energia sustentável

Com a BREE, é possível ter energia elétrica com muito mais qualidade.

Nossa área de compensação reativa trabalha para oferecer produtos e serviços para melhorar a eficiência no aproveitamento de energia elétrica, seja na transmissão e distribuição, nas indústrias ou nos demais pontos consumidores.

Conheça as vantagens de garantir a aplicação correta de equipamentos de compensação reativa na carga e nos sistemas de transmissão e distribuição:

01
Redução nas contas de energia

Em função das penalidades impostas pela legislação pelo baixo fator de potência, os capacitores reduzem as contas de energia, evitando o pagamento de penalidades.

02
Liberação da capacidade do sistema

Os capacitores diminuem a corrente circulante em equipamentos limitados termicamente, como é o caso dos geradores, transformadores, cabos, chaves, etc., liberando sua capacidade e por isso, permitindo um maior aproveitamento dos equipamentos.

03
Melhoria das condições de tensão

Pelas reduções das quedas de tensão, os capacitores ajudam a manter o sistema de tensão sustentado ao longo dos alimentadores. Esta melhoria na tensão significa melhor rendimento dos motores e aumento de eficiência do sistema.

04
Redução de perdas elétricas

Pelo fornecimento de KVAr no ponto onde há a necessidade, os capacitores aliviam o sistema de transmitir corrente reativa, pois reduzem a corrente elétrica total, diminuindo as perdas elétricas (I2R) e (I2X) e o kWh consumido.

05
Redução e/ou postergação de investimentos em instalações elétricas

Aliviam toda a cadeia do fluxo da energia elétrica, desde a geração até o consumidor final.

No contexto da melhoria da eficiência e da qualidade da energia elétrica (QEE) fornecida, dois dos temas mais importantes envolvem o equacionamento da demanda de reativos na rede elétrica, classicamente abordado como correção do fator de potência em instalações, e os aspectos relacionados aos fenômenos de QEE, principalmente no que tange ao tema de harmônicos, que fortemente afetam as soluções de compensação reativa. Neste aspecto, se por um lado a adoção de bancos de capacitores ou filtros harmônicos permite a compensação da demanda de reativos da rede e de uma instalação, por outro lado aspectos especiais destas soluções devem ser avaliados em virtude dos potenciais efeitos negativos advindos das ressonâncias harmônicas. Estas ressonâncias harmônicas, dependendo da configuração da rede e da instalação, podem aparecer na adoção de soluções simples, como a instalação de um banco de capacitores fixos ou automáticos, ou soluções complexas, como a instalação de filtros harmônicos para a compensação de reativos e redução das distorções harmônicas totais de tensão e corrente em uma instalação elétrica.

Nossos produtos

  • » Capacitores de baixa tensão (220 a 1000 volts)
  • » Banco de capacitores/filtros de harmônicos de baixa tensão (220 a 1.000 volts)
  • » Capacitores de média tensão (1.000 a 25.000 volts)
  • » Bancos de capacitores/filtros de harmônicos de média tensão (1,2 a 34,5 kv)
  • » Bancos de capacitores/filtros de harmônicos de alta tensão (69 a 800 kv)
  • » Estudos de engenharia / Serviços